
Em 1920, Anna Anderson apareceu em um hospital de doentes mentais na Alemanha. Ela se recusou a revelar sua identidade no início, mas dois anos depois, ela começou afirmar ser a Grã-Duquesa Anastasia Romanov, filha mais nova do antigo czar Nicolau II, que acreditava-se (embora não por todos) ter sido executada com o resto da família real russa, quatro anos antes.
O fato de especialistas não encontrarem os restos mortais de Anastácia com os restantes de sua família, descobertos numa vala num terreno abandonado no interior da Rússia, levou a duvidar da veracidade da história de Anna Anderson. Durante mais de 60 anos, Anna esteve sujeita a processos judiciais, mas nunca ninguém chegou a alguma conclusão. Muitas pessoas passaram depois a acreditar na sua história e muitas outras que diziam ter informações sobre este caso, desapareceram tempos depois.
A imagem de Anna foi capa de jornais e revistas durante décadas a fio. A sua popularidade cresceu. Não lhe faltavam apoiantes e vivia uma vida de luxo. Foi assim durante o resto da sua vida. Aos 78 anos sofria de artrite e por isso, passava a depender de uma cadeira de rodas. Em 1983, Anna foi internada pois estava já incapacitada e dependente de outros. Não demorou muito tempo até o marido a ajudar a fugir, e durante 3 dias foram perseguidos pela polícia. Após a perseguição Anna e o seu marido foram presos e encaminhados para um hospício. Anna Anderson morreu no início do ano de 1984 de pneumonia. Passou lá os últimos dias da sua vida.
Depois de ser cremada, cientistas ansiosos por desvendar o mistério de Anderson, fizeram vários e conclusivos testes de DNA, comparando-o com o de um descendente da família dos Romanov: Filipe de Inglaterra. Os testes mostraram que Anna era uma impostora e que a sua verdadeira identidade era Franziska Schanzkowska, uma operária polonesa, que havia desaparecido na mesma altura em que Anna anunciou ser Anastásia Romanova. A sua história inspirou vários criadores e a sua popularidade levou à criação do filme de animação Anastácia, da 20th Century Fox.