Jesus Malverde é reverenciado há quase um século no noroeste do México. Segundo o folclore, ele foi um Robin Hood mexicano que tirava dos ricos para dar aos pobres, até ser morto pela polícia em 1909.
Agora, os imigrantes trouxeram sua lenda para os Estados Unidos. Sua imagem, que consideram oferecer proteção contra a lei, pode ser encontrada em itens como camisetas e produtos de limpeza doméstica.
Malverde é amplamente considerado o santo padroeiro dos traficantes de drogas, dizem as autoridades policiais e especialistas em cultura mexicana. Um santuário foi erguido sobre seu túmulo na cidade remota de Culiacán, no Estado mexicano de Sinaloa, que há muito é associada ao tráfico de ópio e maconha.
"Os traficantes vão até o templo e pedem por ajuda e voltam em carrões com pilhas de dinheiro para agradecer"Mas Creechan, que apresentou um estudo sobre Malverde para a Sociedade Americana de Criminologia em 2005, acrescentou que os pobres também rezam para Malverde por dinheiro e passagem segura pela fronteira rumo aos Estados Unidos tornando o santo cada vez mais popular não so no méxico mas em outros países.
Fonte: SergioZhZ