de 2017


15/10/2009

Ninguém quer casar na terra de Zeca Diabo

Em Desemboque (MG), a igreja fica ao lado do cemitério – o que impede a realização de cerimônias matrimoniais há mais de 40 anos.

O filho mais famoso do vilarejo de Desemboque (MG) é o ator Lima Duarte, que nasceu ali em 1930, mas acabou registrado em Sacramento, a 90 km dali – porque lá tem cartório. Um dos personagens mais célebres de Lima é Zeca Diabo, que assombrou a novela clássica de Dias Gomes, O Bem Amado, que passou na TV Globo em 1973.
Zeca Diabo era um pistoleiro que precisava eliminar um sujeito justamente na inauguração de um cemitério. Coincidência ou não, parece que Desemboque, perto de Uberaba, vive sob a sombra macabra de Zeca Diabo e de um cemitério. A pequena cidade não realiza nenhuma cerimônia matrimonial há pelo menos 40 anos, porque a única igreja local, Nossa Senhora do Desterro, fica a alguns metros de vinte túmulos. O povo acha que casar numa igreja que tem um cemitério bem em frente pode dar, no mínimo, azar.
A terra de Lima Duarte tem esse drama macabro, que está sem solução. Nem a crise de noivos anima as solteironas a agilizar um casório na igrejinha. Ela foi construída em 1743. Feita de pedra e taipa, a Igreja Nossa Senhora do Desterro foi um orgulho na época para seus construtores. Eles até achavam que ninguém daria dupla para a vizinhança de mortos.
Mas, hoje, tem gente que nem passa perto da simpática, com medo de assombração. Se não passam nem perto, imagine realizar um casamento. Sogras avisam genros que casamentos ali, nem pensar, embora o vilarejo tenha registro de casamentos duradouros após cerimônia no local (bom, só um registro, mas existe).
O secretário de Turismo de Sacramento, Amir Salomão Jacó, afirma que a cidade tem hoje 50 moradores – bem diferente de alguns anos, quando havia cadeia, mercearia, estrada, manicure, salão de beleza. Mas ninguém tem coragem de mudar a Igreja dali. O medo é de que as assombrações podem assustar a cidade ainda mais. Zeca Diabo deve estar se remexendo no túmulo perto da igreja.

Fonte: R7

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário:

Sandra Franzoso disse...

Ahahahaha eu também não gostaria de me casar nessa igreja, nem tanto por mim, mas pelos convidados rs.

Postar um comentário