A Ilha das bonecas está localizada na vasta rede de canais que se encontram ao sul da Cidade do México, entre a expansão urbana e agrícola da região mais tradicional chamado Xochimilco e é rica em histórias e superstições.
Criada pelo ermitão Don Julian Santana, que, apesar de ter uma esposa e família, optou por viver sozinho na ilha há mais de 50 anos antes de sua morte, em 2001. Don Julian costumava dizer que era assombrado pelo espírito de uma menina que morreu afogada em um dos córregos próximos à sua casa e em cuja honra ele colecionava bonecas, para acalmar seu espírito inquieto.
"Há muitas histórias sobre por que as bonecas estão aqui", diz o primo de Don Julian, Anastasio, um dos vários membros da família.
Em 2001, Don Julian Santana foi encontrado morto, no mesmo córrego onde a menina havia se afogado. Hoje, a ilha caracterizada pelas bonecas assustadoras recebe turistas de todos os lugares do mundo. Alguns, inclusive, chegam a dizer que escutam as bonecas sussurrando e deixam presentes nos pés das árvores como uma forma de oferenda.












