Espalhadas por todo Diquis Delta, e na Isla de Cano, as misteriosas esferas de pedra da Costa Rica tem fascinado cientistas desde que foram descobertas, em 1930.
Conhecidas como "Las Bolas", pelos locais, as esferas variam de poucos centímetros a metros de diâmetro, e chegam a pesos de até 16 toneladas. Os investigadores acreditam que elas foram esculpidas antes de 200 aC e 1500 dC, mas desde que a única maneira de estabelecer a sua idade é estratigráfica, e a maioria das bolas não estão mais em seus locais originais, é difícil dizer com certeza.
Descoberto por trabalhadores que abriram uma clareira na selva para uma plantação de bananas, as esferas de pedra foram empurradas para fora do caminho, e danificadas no processo. Fascinados por lendas de tesouros na área, alguns dos trabalhadores fizeram furos nas esculturas, ou quebraram as esferas, com dinamite.
Há muitas teorias sobre o propósito dessas esferas aparentemente perfeitas. Infelizmente, os povos pré-colombianos que esculpiram "Las Bolas" não deixaram nenhum registro de qualquer escrito com a razão pela qual elas foram feitas. Algumas pessoas disseram que elas formam um mapa apontando para o local da Atlântida, enquanto outros afirmam que elas são o resultado de uma poção antiga usada para amaciar rochas.
O verdadeiro propósito das esferas de pedra da Costa Rica, provavelmente nunca será descoberto, mas é o que as torna tão fascinantes.
Fonte