O cão Hachiko pertencia a um professor da Universidade de Tóquio chamado Eisaburo Ueno em 1920.
Hachiko era o exemplo perfeito do espírito que encarna o melhor amigo do homem. Todos os dias o cachorro Hachiko acompanhava o seu dono até à estação de trem, que o levava até à universidade, e voltava para a estação na hora exata em que o professor voltava para casa.
Quando o professor morreu, sua esposa foi embora de Tóquio. Ela deu Hachiko para alguns parentes que moravam perto da estação, mas ele não iria ficar com eles. O cachorro continuou indo à estação de trem todos os dias à procura de seu dono, por quase uma década. Durante a espera pelo dono, que nunca voltaria, Hachiko toca o coração de todos que passam por perto com a sua paixão e fiel amizade ao dono.
Anos mais tarde, um ex-aluno do professor Ueno escreveu sobre isso, e a história rapidamente se tornou uma sensação nacional. As pessoas usaram a história como um símbolo do tipo de lealdade que eles estavam tentando promover.
Eventualmente, a popularidade de Hachiko cresceu a ponto de que uma estátua de bronze foi esculpida em sua honra. Ele sequer esteve presente na inauguração, em Abril de 1934. A estátua foi derretida durante a II Guerra Mundial. Após a guerra, as pessoas pediram e foi feita uma nova estátua em honra de Hachiko.
Hachiko morreu em 1935. Mas ainda hoje, mais de 75 anos mais tarde, não é surpresa que as pessoas ainda visitem a estátua do cão que estaria sempre à espera de seu mestre.
Hachiko: A Dog's Story (no Brasil, Sempre ao Seu Lado) é um filme de drama norte-americano de 2009, com roteiro baseado nesta história real. O filme é um remake do original japonês, de 1987, Hachiko monogatari. É dirigido por Lasse Hallström, escrito por Stephen P. Lindsey e estrelado por Richard Gere, Joan Allen e Sarah Roemer.
No Brasil o filme foi distribuído pela Imagem Filmes no Natal, dia 25 de dezembro de 2009. Teve sua pré-estréia no Brasil no dia 29 de setembro de 2009, sendo um dos filmes do Festival do Rio.
As pessoas parecem se identificar com Hachiko. Ele simboliza tantas coisas diferentes para pessoas diferentes. Hachiko representa a inocência, o medo, a esperança, a alegria, a perda e a solidão.
Fonte 1, Fonte 2