Vestidos com shorts e luvas de boxe, orangotangos trocam socos e pontapés em um ringue de boxe. Este espetáculo mostra cenas horripilantes para turistas atraídos para este esporte bárbaro em um parque temático chamado Safari Mundial nos arredores de Bangkok, na Tailândia.
Esta empresa foi proibida de fazer exatamente a mesma coisa apenas seis anos atrás.
Os macacos lutam em um show com duração superior a 30 minutos, antes de serem devolvidos às suas gaiolas escuras. Não se sabe quantos orangotangos foram capturados e treinados pelo Safari Mundial.
Ativistas dizem que os macacos - que pesam até 115 kg - podem sofrer danos graves no ringue de boxe.
Eles alertam que isto é apressar o fim do orangotango.
Dr Grainne McEntee, chefe de operações da Borneo Orangutan Survival (BOS), disse: "É desolador que tais práticas ainda continuem.
"Aumentar a conscientização sobre o impacto do desmatamento no mundo ocidental é crucial para ajudar a levar este comércio ao fim."
Em 2004, o governo da Tailândia proibiu o Safari Mundial de realizar esses shows após descobrir que os orangotangos eram ilegalmente contrabandeados da Indonésia.
Depois disso, o Safari Mundial foi fechado e 48 orangotangos foram resgatados e levados para um refúgio indonésio em Nyaru Menteng.
A BOS, que cuida de 1.000 orangotangos, foi fundamental para o repatriamento com sucesso.
"Quando eles chegaram em Nyaru Menteng, eles protegiam suas faces e a cabeça quando as pessoas tentavam se aproximar deles, disse Hardi, o gerente do projeto. "Mas já não cobrem seus rostos e cabeças, pois eles começaram a confiar em nós."
De acordo com a equipe do projeto, os orangotangos são saudáveis e livres da doença.
Fonte