de 2017


17/04/2010

Não pule do telhado

No alto do Empire State Building está uma figura solitária. Outra pobre alma se preparando para o suicídio, pulando da borda. Ou não?

A mais recente peça de arte pública de Anthony Gormley está causando polêmica em Nova York. Event Horizon, como é conhecido, consiste em estátuas em tamanho natural, trinta delas no total. O único problema é que as pessoas continuam confundindo-as com suicídas e chamam a polícia.

Em alguns aspectos, não se pode culpar aqueles que olham para cima, com o vislumbre de "alguém" empoleirado num parapeito. Afinal, é da natureza humana tentar ajudar alguém em perigo.

No entanto, desde que as estátuas foram erigidas, o serviço de emergência da polícia de Nova York têm sido inundado com chamadas sobre os suicídas.

Cada chamada tem de ser investigada e isso é desperdiçar muito do tempo da polícia. Ironicamente, a instalação foi feita em Londres e não ocorreram essas chamadas aos serviços de emergência.


Talvez seja porque os edifícios em Londres são menores e as pessoas pudessem ver mais facilmente que eram estátuas de fato. Ou será que os nova-iorquinos estão com tanta pressa que não olham duas vezes, mas continuam a fazer a coisa certa e chamam a polícia para relatar mais um candidato ao suicídio na beira de um outro edifício alto?

Aqui está uma das estátuas de Gormley com seus pés firmemente no chão, no Madison Square Garden.

Fonte

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário