de 2017


16/05/2010

Aeolus, o som do vento


Aeolus, na mitologia grega, o Senhor dos Ventos, foi o nome escolhido por Luke Jerram para um projeto que une arquitetura, som e imagem. O designer britânico, criador de várias esculturas e instalações, recebeu recentemente fundos para projetar e construir um espaço arquitetural que ressoará e, no fundo, cantará ao vento.

Com o apoio dos departamentos de Engenharia Acústica da Universidade de Southampton (UK) e da Universidade de Salford (UK), Aeolus é uma pesquisa no campo da acústica, vento, luz e arquitetura. Destes fatores nasceu um conceito inspirado nas torres de vento de Yadz, no Irã, usadas desde tempos antigos para captar ar fresco e refrigerar os edifícios.

Conjugando a tecnologia que permite o fluxo de ar no interior destas, com outro elemento ancestral, harpas eólias que ressoarão com o vento, a instalação permitirá que os visitantes possam ouvir dentro do espaço uma paisagem acústica tridimensional, provocando a percepção natural do som do vento sem necessidade de recorrer a quaisquer instrumentos elétricos ou qualquer amplificação. Mais ainda, centenas de tubos ocos deixarão passar a luz, e a própria forma semi-esférica do complexo, permitirá não só ter uma percepção melódica do exterior, mas também uma imagem fragmentada e extremamente direcionada da luz, trazendo o exterior para o interior.

A luz deixada passar pelos tubos e o som produzido pelas harpas permitirá ao público, posicionado estrategicamente no centro da estrutura, uma experiência única, podendo formar um mapa visual e auditivo, alterado dramaticamente a cada momento. Jerram espera que esta instalação única possa, assim que criada, percorrer os ventosos montes da Inglaterra, antes de ser instalada num local permanente algures no país.

Aeolus, inovador e arrojado, é um projeto que pretende alterar percepções do mundo que são normalmente naturais e objetivas, evocando o passado mas buscando novas sensações.








Fonte

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário