Um agricultor chinês está lutando contra os promotores imobiliários que querem sua terra, disparando foguetes a partir de um canhão caseiro feito com um carrinho de mão e tubos.
Yang Youde, que vive na periferia da movimentada cidade de Wuhan, na província central de Hubei, disse que já repeliu duas tentativas de despejo com a sua arma improvisada, e que usa munição feita com fogos de artifício vendidos localmente.
"Eu atiro só sobre suas cabeças para assustá-los", disse ao jornal China Daily de seus ataques sobre os trabalhadores de demolição enviados para expulsá-lo de sua terra. "Eu não quero causar nenhuma lesão".
Os foguetes, que podem atingir mais de 100 metros, explodem com um estrondo ensurdecedor, acrescentou o jornal oficial.
Sua abordagem é mais agressiva do que a maioria, mas o problema do Sr. Yang é comum.
A raiva é a perda da propriedade sobre uma das principais causas de distúrbios na China, com muitas pessoas forçadas a abandonar casas e terras para dar lugar a qualquer coisa, de estradas até moradias de luxo.
O Sr. Yang disse que o governo local havia oferecido 130 mil yuan (R$ 34.700,00) para os seus campos. Ele disse que a terra vale cinco vezes esse montante.
A equipe de despejo atacou Sr. Yang em fevereiro, depois que seus foguetes acabaram, mas a polícia local veio em seu socorro. Em maio, ele expulsou 100 pessoas com tiros de uma torre de vigia improvisada.
Fonte




