Foi descoberto o local de uma batalha da Segunda Guerra Mundial nas florestas da Papua Nova Guiné, com os corpos de pelo menos três soldados japoneses ainda deitados, onde cairam em 1942.
O ex-capitão do exército australiano Brian Freeman, disse segunda-feira que os moradores locais o levaram para o local que fica em Creek Eora onde encontrou os restos mortais dos soldados, juntamente com as suas armas e equipamentos.
"Eu nunca imaginei que iríamos encontrar mortos de guerra", disse Freeman.
Freeman disse que o campo de batalha era conhecido por moradores nas proximidades, mas que tinham evitado o local, acreditando que ele era assombrado pelos espíritos dos mortos.
A Força de Defesa Australiana, disse segunda-feira que estava investigando o relatório de Freeman.
Freeman acredita que o local, cerca de um quilômetro da vila de Eora Creek, foi o lugar do último compromisso principal de uma batalha que provou ser um marco importante na campanha da Austrália contra os japoneses em Papua Nova Guiné.
Quando as forças japonesas se retiraram, tomaram posições em um cume, com vista para o Estuário Eora, dando-lhes uma forte linha de defesa contra as ofensivas australiana durante seis dias de combates em outubro de 1942.
Freeman disse esperar que os corpos dos australianos e japoneses mortos em combate em Kokoda, possam ser identificados e devolvidos às suas famílias para o enterro apropriado.
O General australiano aposentado Peter Cosgrove, que viajou para o local com Freeman no dia 29, descreveu a descoberta como "uma descoberta muito significativa".
"Eu vi o local em primeira mão e fiquei impressionado com a enormidade do que estava ao meu redor - intacto desde 1942", disse ele.
"É como se o tempo parasse. Encontramos munição acabando em uma espingarda e um soldado japonês sentado em uma árvore, apenas centímetros da superfície ainda com seu capacete e com botas perto dele".
Cerca de 600 soldados australianos morreram em combate perto de Kokoda Trail, que foi considerado pelos aliados como um ponto crucial para se deter o avanço para o sul, do exército japonês, através do Pacífico para a Austrália.