Esref Armagan nasceu cego, em uma família pobre. Ele nunca foi capaz de ver nem compreender cores. Ele nunca foi capaz de ver a luz mágica do sol, nem a beleza de um prado florido na primavera. A obstinada persistência misturada com seu gênio único deu a Esref a voz para expressar-se e "os olhos para ver com ele".
Esref não recebeu qualquer tipo de educação, mas ele conseguiu aprender a pintar. Durante os últimos trinta e cinco anos, ele desenvolveu uma técnica de pintura original e está sempre aperfeiçoando-a. O artista turco necessita de calma absoluta, quando pinta, a fim de ficar "por dentro" de suas obras. Primeiro, ele usa um estilete Braille para gravar o esboço de suas pinturas. Quando ele está satisfeito com os desenhos, começa a aplicar as cores, usando os dedos.
No início, ele foi obrigado a aplicar uma cor a cada dois ou três dias, a fim de permitir a secagem e evitar manchas, mas depois descobriu tintas acrílicas, que secam mais rápido. Acredite ou não, seu estilo de pintura é única no mundo da arte, e lhe permite completar seus quadros sem qualquer ajuda.
Ele pintou os retratos de seu país, o presidente e outros altos funcionários turcos. As obras de Esref Armagan foram expostas em galerias da Europa, e ele foi destaque em canais de televisão popular, como a BBC e ZDF.
Depois de ver suas obras, são poucos aqueles que acreditam que Esref as fez sozinho, ou dúvida de que ele realmente nasceu cego. Cientistas que examinaram o artista confirmaram que ele é cego de nascença, e ficaram confusos com a facilidade com que ele representa o espaço.
Direitos autorais das imagens: Esref Armagan