de 2017


04/08/2010

Oradour Sur Glane, A cidade dos mortos


Oradour Sur Glane é uma pequena cidade da França que se encontra no departamento de Haute-Vienne, há 200 km de Bordeaux. Desde 1944 é uma cidade fantasma e acima de tudo, uma testemunha das atrocidades cometidas pelos nazistas contra o povo francês.

Cada estrada, cada casa conta a história de uma guerra dramática e arrasadora. No dia 10 de junho de 1944, quatro dias depois do desembarque dos aliados na Normandia, tropas alemãs decidiram tentar sufocar a resistência com um clamoroso ato de represália. Os homens do 4° Regimento Panzer Grenadier Der Führer cercaram a cidade e simplesmente exterminaram todos os habitantes: 197 homens, 204 mulheres e 205 crianças.

Segundo o testemunho daqueles que sobreviveram, os homens foram colocados em um armazém e os soldados alemães abriram fogo contra seus pés para que, eventualmente, morressem lentamente.

Mulheres e crianças foram colocados dentro da igreja, todos os mortos foram baleados quando tentavam sair da igreja.

Ao final do conflito, o General De Gaulle decidiu que a cidade nunca seria reconstruída, mas que permanecesse como um símbolo do sofrimento francês durante o nazismo.





Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário