de 2017


20/08/2010

"Pássaro do terror" perfurava as presas até a morte


Os animais da America do Sul de cerca de 6 milhões de anos atrás estavam bem avisados para ficar longe do Andalgalornis steulleti, conhecido como "pássaro do terror". Sem conseguir voar, o pássaro era violento e perfurava suas presas com seu longo e curvado bico.

O Andalgalornis steulleti, que viveu na área que hoje é a Argentina, pertencia a um grupo de enormes aves que não voavam conhecidas como "pássaros do terror". Ele tinha cerca de 1,4m de altura e era semelhante a um cruzamento entre um avestruz e um falcão.

Agora, um time de pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, revelou como o pássaro usava o bico para matar as presas. Para isso, eles recriram o crânio de um Andalgalornis steulleti em três dimensões e usaram uma técnica de engenharia estrutural para simular os diferentes efeitos de força na cabeça do animal. O estudo revelou que o pássaro matava suas presas com um movimento violento do bico, digno de um golpe de espada de gladiador.

Os pesquisadores descobriram que, ao contrário da maioria das aves, o Andalgalornis steulleti tinha um crânio bem sustentado e inflexível. "Ele não conseguia segurar a presa no bico e agitá-lo de lado a lado, como um cão", afirma o pesquisador Lawrence Witmer. Witmer sugere que o pássaro se aproximava da presa de forma ágil e passava a desferir golpes com seu bico afiado.


Desenho criado por pesquisadores da Universidade de Ohio mostra como seria o ataque do pássaro


Veja no vídeo como era o ataque do pássaro



Fonte

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário