
Se o Brasil é o país com mais pedidos de remoção no Google e já enfileirou centenas de processos contra a gigante das buscas, era questão de tempo para os processos contra o Street View brasileiro começarem. E um dos primeiros afetados pelo sistema, o cidadão que estava aparentemente passando mal em Belo Horizonte, processou o Google. Ele quer R$500 mil da empresa.
Hevaldo Dias Duarte, engenheiro mecânico, foi um dos primeiros easter eggs encontrados no Street View – nos primeiros dias do sistema no Brasil, a grande diversão era caçar os absurdos. Na imagem, Hevaldo parece estar vomitando em plena luz do dia na Avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. Segundo a advogada do engenheiro, o flagrante complicou a vida de seu cliente:
"Ele foi alvo de chacotas, e-mails e de divulgação da foto na internet. Os clientes dele pediram a retirada imediata da imagem no ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa. Meu cliente foi fotografado em uma situação constrangedora, e a imagem induz que ele estava vomitando porque estava bêbado, mas ele não estava", disse ela.
A advogada diz ainda que o Google não borrou o rosto do cidadão. De fato, apesar de estar curvado, o ângulo favorece o reconhecimento. Mas o pior, segundo ela, é que a remoção já foi requerida ao Google diversas vezes, tanto diretamente com a empresa quanto pelo botão de denúncia. No dia do lançamento do Street View, duas imagens de corpos no RJ e em BH foram removidas rapidamente do site.
[Gizmodo]




