de 2017


01/11/2010

Esculturas feitas com cinzas humanas recicladas



Sepultamento ou cremação? Independentemente de quantas vezes nós pensamos sobre o que deve ser feito com o nosso corpo após a morte, há uma coisa que ainda não pensamos: a reciclagem de nós mesmos, para nos tornar útil, mesmo após a morte. A designer holandesa Wieki Somers colocou este processo de pensamento um passo adiante, usando cinzas humanas reais em seus projetos.

Em uma exposição chamada "Consumir ou conservar," Somers criou três esculturas feitas a partir de cinzas humanas. Além do título de cada instalação, como "Aves e torradeira" (acima), também temos o nome da falecida: "Anne Lindeboom 1920-1984", por exemplo. Macabro? Ou apenas a última palavra em reciclagem?


Antes de gritar "Caramba!" Pense apenas nos aspectos práticos dessas obras surpreendentes. Ao invés de ocupar espaço em um cemitério ou poluir o meio ambiente, as cinzas estão sendo bem utilizados em nome da arte. Isto garante uma pequena placa e a certeza que o fornecedor das cinzas não será esquecido, pelo contrário, ele ou ela receberá um memorial muito especial e personalizado.

"Escaravelhos e aspirador de pó" - Cinzas de John Steegman 1939 - 1985

"O peso de um favo de mel" - Cinzas de Pietertje Vos 1942 - 2007

Somers nasceu na cidade holandesa de Sprang-Capelle, em 1976. Depois de se formar na Design Academy Eindhoven, em 2000, ela fundou o Estúdio Wieki Somers, em Roterdã. Em setembro de 2010, as três peças estavam em exposição na Bélgica, no Museu de Arte Contemporânea. Outras obras de Somers podem ser encontradas no site Wieki Somers Studio.

[1800recycling]

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentário:

Anônimo disse...

boa ideia a dele... melhor q poluir ou ocupar espaco msm.... tem q levar essa ideia pro povo la da india, assim eles podem parar de poluir o rio ganjis neh...

Postar um comentário