de 2017


25/01/2011

O grego que inventou a máquina a vapor 2.000 anos atrás


Quase dois milênios antes do resto da humanidade entrar na era industrial, um herói grego inventou o motor a vapor, máquinas de energia eólica e as teorias da luz que não poderiam ser melhorados durante séculos. E ele inventou algumas coisas realmente loucas também.

Grandes mentes como Albert Einstein e Isaac Newton nasceram precisamente no tempo certo para que as suas idéias se tornassem realmente revolucionárias - apenas o suficiente à frente do seu tempo de ser pioneiros, mas não tão longe que as pessoas não tinham idéia do que estavam falando.

Hero ou Heron de Alexandria, por outro lado, teve o gosto ruim de ter nascido por volta de 10 EC, o que fez suas invenções tão à frente de seu tempo que poderiam ser de pouca utilidade prática e, no tempo, foram esquecidas. Se ele tivesse nascido, digamos, em 1710, suas proezas de engenharia e incrível criatividade poderiam ter feito dele o homem mais rico do mundo. Como está, ele vai ter que se contentar com a reputação póstuma de ser o maior inventor da história humana. Sério, a menos que você invente um warp drive amanhã, não há nenhuma maneira de você se aproximar do herói.

Sabemos muito pouco sobre de onde Hero veio, e só no século passado, que tornou-se realmente certo em que século ele viveu. O melhor palpite é que ele era um grego nascido no Egito, nas primeiras décadas do século I dC, uma das muitas pessoas cujos antepassados emigraram da Grécia, após as conquistas de Alexandre, o Grande.

Mas, ainda assim, o herói não precisa realmente de uma biografia longa para explicar por que é importante - as suas invenções e teorias fazem isso muito bem. Seu feito mais famoso foi um motor a vapor primitivo, que era conhecido como aeolipile. Outros antes de Hero tinham mencionado o aeolipile, mas ele foi o primeiro a realmente descrever em detalhes como fazer um, e não está claro se os seus antecessores estavam realmente falando sobre o mesmo dispositivo.

Veja como funciona um aeolipile. A esfera é posicionada de modo que ela vai rodar no seu eixo, e os bicos curvados são colocados em cada lado perpendicular a esse eixo. A água é aquecida, tanto no interior da esfera ou em uma caldeira embaixo. Enquanto a água esquenta, o vapor é emitido fora do bocal, que cria a força e torque que, por sua vez, faz com que a esfera comece a acelerar até o atrito e a resistência aerodinâmica ficarem fortes o suficiente para trazer a esfera para uma velocidade constante de rotação. [io9]

Você pode ver um vídeo do aeolipile em ação abaixo:



Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário