A Gruta Ave Maria é um parque de quatro hectares, com 125 reproduções em miniatura de alguns dos edifícios e santuários cristãos mais importantes, situado em Cullman, Alabama (EUA).
Conhecida como "Jerusalém em miniatura" esta maravilhosa atração foi construída a partir de betão, pedra e conchas, pelo Irmão Joseph Zoettl, um monge beneditino da Abadia de São Bernardo que fica nas proximidades. José nasceu na Alemanha, em 1878 e quase perdeu a vida devido a uma epidemia de gripe que varreu toda a Europa. Ele emigrou para os EUA ainda adolescente, e se estabeleceu no Alabama, onde um acidente o deixou com uma lesão nas costas. Essa é provavelmente a razão pela qual ele decidiu juntar-se ao mosteiro beneditino recém-inaugurado em Cullman. Ele fez os votos com a idade de dezenove anos.
Foi nessa época que o irmão Joseph começou a mexer com as pedras, restos de cimento e outras porcarias que ele encontrava. Ele começou a construir as cenas bíblicas com frascos de tinta velha e gaiolas enferrujadas, e sua obra logo atraiu a atenção do padre Domingos, que lhe pediu para fazer duas grutas em miniatura para ele vender e arrecadar dinheiro para a abadia. As obras foram imediatamente vendidas, assim, o que o Irmão Joseph começou por diversão se transformou em um negócio regular, e ele acabou criando mais de 5.000 grutas até o ano de 1932. Irmão Joseph faleceu em 1961 [Oddity Central]