A fotografia, que mostra um animal com três corcovas rompendo a superfície do Lago Windermere, é considerada a melhor prova do que alguns dizem ser um monstro que se oculta sob as profundezas.
Ela foi tirada com um celular com câmera por Tom Pickles, 24 anos, enquanto remava um caiaque no lago, sexta-feira passada.
Pickles disse que viu um animal do tamanho de três carros passando por ele no lago e ficou observando a criatura por cerca de 20 segundos.
"Foi petrificante e remamos de volta para a terra imediatamente. No começo eu pensei que era um cão e então vi que era muito maior e se movendo muito rapidamente. Cada corcunda do animal estava se movendo em um movimento ondulante e ele nadava muito rápido".
Sarah Harrington, 23 anos, que acompanhava Pickles, disse: "Era como uma serpente enorme. Eu só vi ela por alguns segundos, mas tudo que eu conseguia pensar era que eu tinha que sair do lago."
A dupla - que trabalha para a empresa IT CapGemini com sede em Shrewsbery - estava no último dia do curso de treinamento em Fallbarrow Hall, Bowness, Cumbria.
Eles pegaram um caiaque e percorreram 300m no lago, perto de Belle Isle, quando avistaram a criatura ao sul. A foto de Pickles é perfeitamente compatível com a descrição de uma observação anterior feita pelo professor de jornalismo Steve Burnip nas margens do Castelo Wray em 2006 .
Acredita-se que este é o oitavo avistamento de uma criatura corcunda - conhecida como "Bownessie" - nos últimos cinco anos.
O especialista em fotografias, David Farnell, do laboratório fotográfico Farnell em Lancaster disse: "Ela se parece com uma foto real, mas porque foi tirada com um celular, o tamanho do arquivo é pequeno demais para realmente dizer se ela foi alterada no Photoshop ou não".
Dr. Ian Winfield, um ecologista de lagos da Universidade de Lancaster, disse que era altamente improvável que um animal tão grande, com o comprimento de três automóveis, pudesse sobreviver em Windermere. [Telegraph]