de 2017


01/03/2011

A baleia solitária que canta na frequência errada


Já ouvimos falar sobre as baleias que sofrem de solidão devido à caça excessiva. Há apenas poucas de sua espécie para que elas possam se comunicar. Mas, e sobre uma baleia que canta na frequência errada? Isso mesmo, uma baleia, gravada desde 1989 e monitorada desde 1992, canta com uma frequência de 51,75 Hz, enquanto que outras de sua espécie cantam de 15 a 25 Hz. Ela é solitária, porque ninguém pode ouvi-la.

De acordo com um artigo do New York Times de 2004 sobre o assunto, esta baleia, em particular, tem sido aparentemente controlada pela NOAA desde 1992, usando uma matriz de hidrofones empregado pela Marinha para controlar os submarinos inimigos. "Ela canta em 52 Hertz, que é aproximadamente a mesma frequência da nota mais baixa de uma tuba, e muito superior ao canto de outras baleias, cujas chamadas estão na faixa de 15-25 Hertz".

Muitas vezes, as baleias têm dificuldade para ouvir umas as outras por causa da poluição sonora marinha - elas têm que chamar mais alto ou com uma frequência ligeiramente diferente, a fim de se comunicar. Mas neste caso, seria uma frequência totalmente errada.

Não é só o canto que é muito alto, ela também não viaja ao longo de qualquer rota de migração conhecida de qualquer espécie de baleia. A melhor estimativa dos pesquisadores é que essa baleia é um híbrido deformado entre duas espécies diferentes de baleia ou o último membro sobrevivente de uma espécie desconhecida. Descobrir com certeza prova ser uma tarefa quase impossível, como o criptozoologista Oll Lewis aponta:

"Os cientistas foram capazes de rastrear o padrão migratório das baleias durante vários anos, mas isso foi só depois que os sons tinham sido classificados e foram divulgados. Encontrar um alvo móvel que você sabia que estava em um certo lugar, digamos, por exemplo, na última terça, é quase uma tarefa impossível, e exigiria enorme quantidade de recursos humanos. É provável que nunca saberemos exatamente o que a baleia de 52 Hertz parece, mas existe a esperança de que um dia suas chamadas serão respondidas, no entanto, é pouco provável que possa ser".

Você pode ouvir a canção da baleia solitária em 52 Hertz clicando aqui. Não importa a espécie ou se vamos ou não saber o que está acontecendo com esta baleia estranha, é definitivamente uma história triste.

[Treehugger]

Blog Widget by LinkWithin

5 Comentários:

Anônimo disse...

Muito triste

Unknown disse...

Forever Alone... =/

Unknown disse...

Nossa muito triste!!!

Dante disse...

As baleias se eu não me engano aprendem a "cantar" ainda pequenas pelos sons que as outras baleias fazem e se essa baleia aprendeu a cantar com outro animal?

Dante disse...

As baleias se eu não me engano aprendem a "cantar" ainda pequenas pelos sons que as outras baleias fazem e se essa baleia aprendeu a cantar com outro animal?

Postar um comentário