de 2017


09/04/2011

Cientistas desenvolvem leitor de código de barras das zebras


Alguma vez você pensou que as listras da zebra se assemelham a um código de barras biológico? Bem, agora uma equipe de cientistas e biólogos nos EUA criaram um scanner, permitindo-lhes identificar animais individuais a partir de uma única foto.

O sistema, chamado de StripeSpotter, requer apenas uma pequena quantidade de interferência humana. Usuários desenham um retângulo ao redor do lado da zebra, então essa parte da imagem é automaticamente cortada em uma série de faixas horizontais e cada pixel é feito totalmente preto ou totalmente branco, criando uma versão de baixa resolução das listras da zebra.

Cada faixa é então codificada como um StripeString, uma sequência de blocos coloridos com comprimentos específicos e à recolha de StripeStrings forma um StripeCode, o equivalente a um código de barras da zebra.

Quando uma zebra for inserida no banco de dados é dado um StripeCode, os pesquisadores jogam outra imagem do mesmo animal, comparando o StripeStrings das imagens novas e originais. Cada imagem vai gerar um conjunto diferente de StripeStrings, mas as razões subjacentes a preto e branco devem permanecer semelhante.

Ao encontrar o código de listras com o StripeString mais semelhantes na base de dados, o sistema é capaz de identificar com precisão o animal correto. Outros sistemas de identificação existentes da zebra são menos precisos, mais complexos e exigem um maior nível de entrada manual do usuário.

O scanner de zebra não é o primeiro algoritmo desenvolvido para identificar os animais no campo - há também sistemas de marcação de tartarugas, pinguins e rinocerontes. Este novo sistema também poderia ser aplicada para os tigres e girafas, ou qualquer outro animal com marcas grandes em um pequeno número de cores distintas. Os pesquisadores vão apresentar os seus trabalhos na Conferência Internacional sobre Multimedia Retrieval em Trento, Itália ainda este mês. [News Cientist]


Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário