Um estudo recente publicado no Journal of Vertebrate Paleontology relata que um fóssil de coelho de tamanho exagerado foi descoberto na ilha de Minorca ao largo da costa da Espanha.
Este mega-coelho, apropriadamente chamado o Rei minorquino do Hares (Nuralagus rex), viveu cerca de 3 a 5 milhões de anos e tinha várias características ímpares que nunca antes foi visto em coelhos.
O fato de que ele ficou tão grande em Minorca parece seguir a chamada "regra da ilha". Nas ilhas, animais de grande porte, muitas vezes ficam menores, devido à alimentação limitada, enquanto animais de pequeno porte, muitas vezes ficam maiores, devido à falta de predadores.
Quando você não tem nenhum predador, você tende a ficar um pouco preguiçoso. Como um garoto gordo jogando basquetebol, o fóssil do Nuralagus rex mostra uma completa falta de capacidade de salto. Em vez disso, os cientistas acreditam que ele, provavelmente, só andava ao longo das praias, ocasionalmente cavando para comer porcarias.
"O gigantismo acontece", disse o Dr. Brian Kraatz da Western University of Health Sciences, em Pomona, na Califórnia. "Como a evolução tem mostrado repetidamente, coisas estranhas acontecem em ilhas".
[Geeks are Sexy]