de 2017


03/10/2011

Monte Nemrut - O lar dos deuses decapitados


A Província de Adiyaman, na Turquia, não é rica - ela ainda é classificada como uma região em desenvolvimento rural. No entanto, 25 milhas a partir da pequena cidade de Kahta, o visitante descobre os restos da riqueza, outrora fabulosa. O alto do cume do Monte Nemrut é uma necrópole enorme, mas pouco visitada, que abriga os deuses decapitados do passado.


Sessenta e dois anos antes do nascimento de Cristo, o rei Antíoco pediu que fosse construido um enorme túmulo-santuário. Seu local de enterro foi ladeado por enormes estátuas - uma de si mesmo, outras de animais.


Havia também deuses - um sincretismo de iranianos, armênios e gregos, que testemunham a mistura cultural da área de dois mil anos atrás. Hercules está lá, como Zeus, Tyche e Apollo. Seus nomes foram inscritos sobre eles - aqueles gregos que reconhecemos dos livros e filmes, bem como os seus homólogos iranianos e armênios - Vahagn, Aramazd e Ahura Mazda.


Antíoco era meio armênio e meio grego - outra razão pela qual seu túmulo reflete mais do que apenas uma única cultura. Esta área foi uma verdadeira encruzilhada de povos, mas não havia inimigos, na época - somente os romanos. Antíoco conseguiu manter seu reino de Commagene independente, mesmo quando muitos territórios da Anatólia foram sendo anexados. O inimigo tornou-se um aliado precioso.


Antíoco já fazia parte de uma dinastia, mas queria ver esta preservada. Então ele criou um culto real e seu túmulo foi construído para que seus vassalos pudessem adorá-lo após a sua morte. A inscrição em grego revela que ele foi enterrado no alto do cume como um sinal de sua paridade com os deuses.


O complexo do Monte Nemrut (ou Dagi Nemrut como é conhecido localmente) foi construído de modo que muitos festivais religiosos poderiam ser realizados lá. Ele ordenou que seu aniversário deveria ser comemorado no dia 16 de cada mês e sua coroação comemorada no dia 10.


No entanto, os tempos mudaram e, em algum momento na história houve um esforço coletivo para demolir as estátuas e derrubar os deuses da antiguidade. Todas as estátuas foram decapitadas - as suas cabeças foram removidas de seus corpos.


No entanto, apesar da distância de seus corpos, as cabeças desses deuses ainda são magníficas e seus olhares divinamente gelado ainda procuram alguma coisa - se não for adoração, então certamente temor. As ruínas do túmulo-santuário de Antíoco são magníficas de se ver até hoje.



[Kuriositas]

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário