Jânio Nunez é um talentoso artista cubano que tem o dom de fazer esculturas incríveis exclusivamente de folhas de tabaco. Ele cria obras de arte, tanto pequenas ou de tamanho natural que provam que há coisas melhores para se fazer com o tabaco do que fumá-lo.
O fascínio de Jânio com o tabaco começou quando ele era ainda menino, vendo os rolos de charutos na fábrica de seus avós. Ele começou a copiá-los e acabou fazendo um rolo de folhas de tabaco para si. Ele trabalhou na fábrica, mas depois de passar por avaliações, ele foi enviado para Varadero, maior resort de Cuba, para enrolar charutos para os turistas. Tudo estava normal até que um dia algo realmente estranho aconteceu. Ele começou a ver seus colegas como se eles fossem feitos inteiramente de folhas de tabaco. Ele se assustou e fechou os olhos, e quando ele abriu novamente, viu que estavam normais. Isso aconteceu esporadicamente por cerca de quatro meses, até que procurou um médico para verificar este seu "problema". Isso não ajudou muito, e percebendo que algo estava errado com ele, ele decidiu de alguma forma resolver as coisas por si mesmo.
Uma tarde, enquanto estava sentado em sua mesa de trabalho, imagens de pessoas feitas de tabaco apareceram para ele novamente, então ele começou a modelar com as folhas de tabaco. Naquela noite, ele criou sua primeira peça, e sentiu uma espécie de libertação, pois ele percebeu que todo esse tempo algum tipo de força sobrenatural estava tentando dizer a ele o que fazer. A partir daí ele cedeu à sua obsessão com o tabaco e criou toda uma série de pessoas famosas feitas com as folhas. Ele sabia que seu dom era algo especial e procurou o gerente do hotel em que trabalhava, para lhe mostrar suas esculturas. Ele perguntou ao gerente: "diga-me se elas valem a pena, se você dizer que elas são inúteis, eu vou destruí-las imediatamente". Mas seu chefe estava hipnotizado pela arte do tabaco e arranjou para Jânio, uma exibição de suas esculturas na primeira edição do Festival del Habano.
Ele continuou criando suas surpreendentes obras-primas de folhas de tabaco, reunindo uma série chamada "Os fumantes famosos", que inclui esculturas em miniatura de ícones como Fidel Castro, Jack Nicholson, Winston Churchill, Groucho Marx, Arnold Schwarzenegger, Che Guevara, apenas para citar alguns. Seus trabalhos foram apresentados em mais de 50 publicações internacionais sobre o tabaco, e ele foi convidado para aparecer em várias exposições ao redor do mundo. Mas foi no ano de 2000 que ele atingiu o auge de sua carreira - ele criou uma escultura em tamanho real detalhada do primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, fumando um charuto. Isso realmente atraiu a atenção da mídia, e ele até recebeu elogios da neta de Churchill, que veio a Cuba para ver o incrível trabalho de arte em primeira mão.
Hoje, Jânio Nunez tem uma pequena oficina em Guanabo, perto do mar, apenas uma meia hora a partir de Havana. É ali que ele cria suas esculturas incríveis com folhas de tabaco, simplesmente colando-as. Num futuro próximo, o artista está planejando começar a trabalhar em sua maior obra de arte, que poderia vir a definir um novo recorde mundial para o maior escultura feita de tabaco. Ele também quer construir um museu sobre a arte do tabaco.
[Noticias24 via Oddity Central]