Cemitérios em Manila podem ser uma visão estranha para visitantes de primeira viagem. Alguns deles possuem uma forte semelhança com mini-cidades, sem nenhum sinal da tranquilidade estranha que geralmente ocupa esses espaços. Lojas que vendem sardinhas enlatadas, pacotes de macarrão, doces, velas e outros itens essenciais. Mesmo cartões pré-pagos para telefones celulares estão disponíveis. Refeições e bebidas são vendidas em restaurantes informais estabelecidos entre as sepulturas. As paredes são dimensionadas com escadas improvisadas, ajudando os moradores a entrar e sair com facilidade. Querendo saber por que os mortos precisam de tais conveniências? Bem, eles não são para os mortos, mas para os vivos. Milhares de pessoas desabrigadas em Manila tornaram os cemitérios em casas permanentes. O maior cemitério da capital filipina, North Cemetery, é como se fosse uma pequena aldeia, com uma população de 10.000 habitantes.
Eu não tenho certeza se faz tempo que isso começou, mas deve ser um tempo muito longo, considerando que alguns moradores realmente herdaram mausoléus de seus bisavós, e acabaram indo morar lá. Mas a maioria da população do cemitério é constituída por aqueles que vêm das províncias das Filipinas para a cidade grande e são incapazes de fazer face às despesas. Além de abrir lojas e restaurantes, as pessoas aqui ganham a vida trabalhando com os túmulos. Nos funerais, os adolescentes carregam caixões por cerca de 2 reais, os homens adultos são empregados para reparar e manter os túmulos, enquanto as mulheres cuidam da limpeza dos mausoléus. Crianças recolhem metal, plástico, sucata e outros tipos de lixo, que acabam sendo vendidos.
O povo dos cemitérios não podem ser considerados miseráveis, pois eles parecem estar fazendo tudo certo. Claro, suas condições de vida são pouco invejáveis, mas seus fortes instintos de sobrevivência são evidentes a partir da maneira que eles conseguiram criar uma vida entre os mortos. É quase divertido notar que alguns mausoléus vazios possuem televisão e aparelhos de karaokê, onde qualquer pessoa pode cantar por 20 centavos. Há pessoas de diferentes vocações dentro dos cemitérios, como costureiras, esteticistas e professores.
[Oddity Central]