de 2017


11/10/2012

Obsessão por limpeza faz mulher lavar as mãos 300 vezes por dia


Julia Abdullah, 40 anos, da Malásia, estava obcecada com seus rituais de auto-limpeza. Seu comportamento estranho começou há 20 anos, mas gradualmente piorou até o ponto dela lavar as mãos até 300 vezes por dia, passar 5 horas no banho e lavar os cabelos 25 vezes por dia.

Julia notou que algo estava errado há duas décadas. Ela estava trabalhando em um laboratório, e muitas vezes manipulava amostras de urina e fezes, bem como amostras de sangue para testes de HIV. Ela começou a passar cada vez mais tempo lavando as mãos, por medo de contaminação, e, embora suspeitando que ela tinha desenvolvido o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), ela não procurou ajuda.

Ela perdeu seu emprego quando sua obsessão a levou a estar sempre atrasada para o trabalho, e precisava encontrar outras maneiras de pagar suas contas. Em um ponto a mulher ficou tão desesperada que ela começou vasculhar o lixo dos vizinhos à procura de coisas que ela poderia vender. Em um curto período de tempo, ela acumulou uma coleção de lixo que ocupava o apartamento de dois quartos que dividia com sua mãe. O espaço ficou tão pequeno que sua mãe teve que dormir na escadaria, já que não havia ventilação ou luz natural no apartamento.


"Eu liguei para a Associação de Saúde Mental de Cingapura (samh) em 2009. Eu estava quase chegando ao ponto de suicídio e eles me ajudaram a colocar minha vida de volta nos trilhos", disse Julia ao jornal "Malaysia Chronicle". Sua condição piorou um ano mais tarde, depois que ela parou com o tratamento. 

Ela novamente passou a gastar dois frascos de shampoo e 21 barras de sabão por dia. Ela estava tão exausta que não tinha tempo nem energia para mais nada. Felizmente, os conselheiros da samh a levaram para o Instituto de Saúde Mental (IHM), por 22 dias.

Agora Julia Abdullah diz que já recuperou o controle de sua vida, mas concordou em falar de sua luta em uma exposição de fotografia chamada Picture My World, que é organizada pelo IHM para aumentar a conscientização sobre a doença mental, como parte de suas atividades do Dia Mundial de Saúde Mental.


 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário