de 2017


30/07/2013

Por que algumas flores fedem?



Uma enorme flor que cheira a carne podre está florescendo no Jardim Botânico em Washington (EUA). Mas a planta, apropriadamente apelidada de flor-cadáver ou titan arum, é apenas uma das várias centenas de espécies de plantas que produzem flores fedorentas cheirando a esterco e carniça.

Mas mesmo nesse número relativamente pequeno, há uma surpreendente variedade de flores que usam esta estratégia, disse Andreas Jürgens, um pesquisador da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul. Elas cheiram desta forma para atrair moscas e besouros, que normalmente colocam seus ovos nas fezes e materiais em decomposição. Tentados pelo cheiro, os insetos visitam as flores e, inadvertidamente, as polinizam antes de sair. Às vezes eles até colocam ovos nas flores fedorentas, embora os ovos morram por falta de comida.

Esta capacidade de imitar maus cheiros e atrair insetos evoluiu de forma independente, pelo menos cinco vezes em diferentes famílias de plantas não relacionadas, de acordo com um estudo de co-autoria de Jürgens, publicado este mês na revista Ecology Letters, que foi a primeira a ter um olhar abrangente para todas as flores que empregam a estratégia fedorenta. Esta evolução independente de uma estratégia similar é um exemplo de evolução convergente, o que acontece comumente na natureza quando diferentes espécies encontram um nicho, ou modo de vida, que foi previamente inexplorado, disse Jürgens.

E como as flores perfumadas produzem seu cheiro rançoso? Emitindo substâncias químicas que contêm enxofre, como o dimetil dissulfeto. 


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário