
Asha Mandela, conhecida como a "Rapunzel Black" ("Rapunzel Negra"), tem seu nome no livro Guinness dos recordes como o maior dreadlock do mundo.
Asha Mandela, de 50 anos, começou a deixar suas tranças crescerem quando tinha 25 anos, por motivos espirituais, depois de se mudar de Trinidad e Tobago para Nova Iorque (EUA). Hoje ela detém o recorde de dreadlocks mais longos do mundo, que medem mais de 16 metros, e pesam mais de 17 quilos.
Tanto peso provoca problemas na coluna da Rapunzel Negra, que até já recebeu advertências dos médicos de que isso poderia paralisá-la, além do risco de infecção bacteriana.
"Meu cabelo tornou-se parte de mim. Ele é a minha vida. Nunca vou cortá-lo", disse ela. "Cortá-lo seria equivalente ao suicídio. Seria como ser um zumbi", acrescentou.

Asha ficou casada com um galês por oito anos, então conheceu um inglês com quem ela teve seu filho Zion, 11 anos, e agora está casada com um queniano, que também tem dreadlocks.
Ela leva dois dias para lavar e secar o cabelo que fica ainda mais pesado quando molhado.
Asha é assediada por onde passa, mas só permite a poucos sortudos tocar seu amado cabelo. Entre eles está a cabeleireira Angela Davis que ajuda a cuidar do cabelo de Asha em ocasiões especiais.
Ela disse: "Eu fiquei espantada quando ela entrou pela primeira vez através da porta. Agora eu vejo isso como uma honra trabalhar com alguém com tanto cabelo e ser capaz de fazer algo de bom com ele."







CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI