de 2017


02/09/2013

Artista foge da Rússia após pintar Putin com lingerie



O que você diria a um artista russo que acaba de pintar o presidente Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev vestidos apenas com lingeries? Talvez: "É melhor você correr".
O artista Konstantin Altunin fugiu para Paris, onde ele está pedindo asilo político, depois de ter quatro de suas pinturas apreendidas no recém-inaugurado Museu da Energia em St. Petersburg:

De acordo com a diretora do museu Tatyana Titova, um grupo de mais de 10 agentes de segurança carregando metralhadoras confiscaram as pinturas de Altunin segunda-feira passada e fecharam o museu.

A pintura de Altunin intitulada "travesti" mostra Putin e Medvedev com corpos de mulheres seminuas. Em outro quadro, o parlamentar russo Vitaly Milonov, que proibiu uma controversa "propaganda gay" introduzida no início deste ano, está contra um fundo em forma arco-íris. As cores do arco-íris são símbolos do orgulho gay.

"Eu sou um artista, eu quero pintar, não ser um prisioneiro", disse o artista Konstantin Altunin em Paris. Ele acrescentou que fugiu da Rússia na última terça-feira.

Altunin disse que a Rússia está se tornando cada vez mais repressiva e que ele temia que ele poderia enfrentar acusações de "extremismo" - uma lei que os críticos dizem que é usada para direcionar a oposição e grupos minoritários. Ele disse que já lançou o seu pedido de asilo político na França.

Foto: Olga Maltseva / AFP - Getty Images

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário