de 2017


04/10/2013

Lago alcalino mortal na África transforma animais em estátuas de pedra



Quando o fotógrafo Nick Brandt visitou pela primeira vez o Lago Natron, no norte da Tanzânia, ele ficou chocado com as macabras estátuas de animais alinhadas em toda a sua costa. Mais tarde, ele descobriu algo ainda mais chocante - eram animais reais calcificados pela água alcalina do lago.

Natron, que dá nome ao lago, é um composto natural encontrado em cinza vulcânica. É o mesmo mineral que os egípcios usavam para preservar suas múmias. A alcalinidade do lago é semelhante ao do amoníaco, com um pH entre 9 e 10,5, e a temperatura da água pode atingir 60 graus.

Nenhum animal pode suportar este ambiente cáustico e se aventurar no ambiente ácido é geralmente fatal. Assim quando os pássaros e morcegos mergulham nas águas do lago Natron, os minerais começam a transformar sua carne em pedra e eles ficam preservardos exatamente como estavam em seus momentos finais. Somente invertebrados e certos tipos de peixe que evoluíram podem sobreviver neste ambiente cáustico.

"Não se sabe a causa exata da morte das aves, mas parece que o estranho reflexo produzido pela superfície do lago as confunde, e estas se precipitam à água da mesma maneira que alguns pássaros chocam contra os vidros de uma janela", disse Nick.

As fotos incríveis dos animais calcificados do Lago Natron, bem como outras fotografias tiradas na África Oriental estão incluídas no último livro de Nick Brandt, "Across the Ravaged Land" ("Através da terra devastada").






Fotos ©Nick Brandt.

[Oddity Central]

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário