
Manju Dharra, uma mulher indiana de 25 anos de idade, não teve uma mordida para comer desde que ela nasceu. Nas últimos duas décadas e meia ela vem sobrevivendo com uma dieta líquida composta por leite, chá, manteiga e água.
Manju é de uma pequena cidade chamada Sonipat, localizada perto da capital da Índia, Nova Déli. Ela sofre de uma condição rara chamada acalásia, um distúrbio primário idiopático do esôfago. Devido a isto, o músculo do esfíncter cardíaco (que fecha a abertura do esôfago para o estômago para evitar o refluxo de ácido) não abre. Assim, o alimento não pode passar para dentro do estômago e do esôfago pois é bloqueado. O resultado, vômitos violentos se ela tentar comer algo sólido.
"Se eu comer alguma coisa, então eu me sinto muito, muito mal. Agora eu sinto medo quando eu olho para alimentos sólidos", disse Manju. Sua mãe, Bhagwati Dharra, acrescentou: "Ela só toma líquidos como leite, chá, água e às vezes suco.

Surpreendentemente, Manju é acima da altura média para uma mulher indiana. Mesmo magra, ela não parece fraca e consegue completar as tarefas domésticas com facilidade. Ela senti terríveis dores de estômago, no entanto.
Bhagwati diz que ela não percebeu que havia algo errado com Manju até que a menina tinha dois anos. Quando ela tentou introduzir alimentos sólidos, como arroz e pão, Manju ficava doente e chorava muito.

Depois de consultar vários médicos, Manju foi diagnosticada com acalásia. Mas nenhum dos inúmeros tratamentos que ela fez resolveu. Segundo o Dr. Adarsh Sharma, um pediatra da cidade de Jaipur, a única solução é a cirurgia, que sua família não pode pagar.
"A nossa situação econômica não é tal que pudéssemos continuar seus estudos", disse Ramkanwar Dharra, o pai de Manju, um pedreiro de profissão. Manju vive com seus pais, dois irmãos e cinco irmãs. O resto da família é saudável, nenhum deles sofrem desta condição.
Embora os pais de Manju são incapazes de pagar o tratamento necessário, eles fizeram arranjos temporários para atender às suas necessidades. Eles compraram uma vaca, que fornece de 4 a 5 litros de leite que ela consome todos os dias.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI




