
Hematofagia, popularmente conhecida como vampirismo, não é um comportamento comum entre vertebrados superiores. O mais popular e bem conhecidos são, sem dúvida, os morcegos vampiros, dos quais muito se tem escrito esclarecendo muitos dos mitos que foram ditos sobre eles. No entanto, há uma espécie de ave que também pratica o vampirismo e é bastante desconhecida para a maioria das pessoas: o tentilhão vampiro de Galápagos.

O tentilhão vampiro, cientificamente do gênero Geospiza é endêmico da Wolf Island, parte do arquipélago de Galápagos.
Este arquipélago poderia ser descrito como o paraíso dos tentilhões, uma vez que estes se diversificaram muito em todo o seu território, ocupando muitos nichos ecológicos, o que reduz consideravelmente a concorrência entre eles.
De todas as aves da família presente em Galápagos, apenas o tentilhão vampiro evoluiu para o desenvolvimento de um comportamento verdadeiramente vampírico.

Sua principal vítima, mas não a única, é o atobá de patas azuis (foto acima), uma ave muito maior do que o tentilhão. Eles pousam na sua vitima e empurram suas penas. Depois de ter atingido a pele, bicam repetidamente em um ponto até que o sangue flui para fora da ferida. Isso é quando a festa começa, com o tentilhão sugando o sangue.
Estranhamente, os atobás normalmente não se preocupam muito com os bicos dos tentilhões vampiros. Aparentemente, o fato de apenas mordiscar um lugar e o tamanho da ferida ser pequeno que impedem que o pássaro sinta mais dor para causar a rejeição do atacante.
Entre as hipóteses que foram levantadas tentando explicar por que esse comportamento estranho em um pássaro, é o fato de que vivem nas ilhas sem água potável em uma base regular. Portanto, este comportamento seria favorável não só como uma fonte de nutrientes, mas também líquido. Mas por causa da dureza do habitat nestas ilhas, esses vampiros do mundo das aves não rejeitam outras alternativas nutritivas, como néctar e sementes de algumas plantas e os ovos de outros pássaros.
[Ojo Cientifico]
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI