de 2017


10/04/2014

Pescador alemão encontra a mais antiga mensagem em uma garrafa



O que a princípio parecia ser uma garrafa de cerveja normal, apanhada na rede de um pescador, acabou por ser uma grande descoberta - uma mensagem proverbial em uma garrafa que remonta a 17 de maio de 1913.

A garrafa, encontrada pelo pescador alemão Konrad Fischer, continha um cartão postal dinamarquês junto de dois selos do Império Alemão. O cartão tinha uma mensagem educada escrita por Richard Platz, de Berlim, pedindo para quem a encontrasse enviasse novamente para o endereço dele na Alemanha.

Antes disso, a mensagem mais antiga em uma garrafa já descoberta era um artefato de 97 anos encontrado em 2012.


Fischer levou a garrafa e seu conteúdo para o Museu Marítimo Internacional em Hamburgo. O Blog History explica mais:
O endereço em Berlim levou a identificá-lo como Richard Platz, o filho de um padeiro que tinha 20 anos em 1913. Ele estava caminhando na costa do Báltico com um grupo de apreciação da natureza quando ele jogou a garrafa no mar. Platz tinha apenas 54 quando ele morreu em 1946. Ele tinha duas filhas, Gudrun e Sieglinde, já falecidas. O genealogista Veit Godoj foi capaz de localizar a filha de Sieglinde, Angela Erdmann, agora com 62 anos, que nasceu seis anos após a morte de seu avô.

Graças a cartas do arquivo da família, o museu conseguiu assegurar, por meio de estudos da caligrafia, que a garrafa pertenceu mesmo a Richard Platz.

A garrafa está temporariamente em exposição no museu até o dia 1º de maio. Depois disso, pesquisadores tentarão decifrar o restante da mensagem que ficou ilegível com o passar do tempo.

Fischer ainda é o dono da garrafa e de seu conteúdo, mas ele ainda não decidiu se ele vai vendê-la ou guardá-la. 

[io9]

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário