Um funcionário da Central de Obras Públicas da Índia foi considerado culpado de "ausência intencional do dever", acredite ou não, nos últimos 24 anos! O coordenador executivo de engenharia AK Verma saiu do trabalho uma manhã em 1990, e simplesmente nunca mais voltou.
"Ele passou a buscar a extensão da licença, que não foi sancionada, e desafiou a direção não se apresentando ao trabalho", disse o porta-voz do departamento à imprensa. Verma foi contratado em 1980, e subiu para o posto de coordenador executivo em 1990.
Embora ele esteja sob investigação desde 1992, Verma só foi demitido este mês. O processo formal de demissão não começou até 2007, e levou mais de sete anos para o departamento realmente chegar a uma decisão de demiti-lo. Em última análise, o ministro do Desenvolvimento Urbano M. Venkaiah Naidu ordenou sua demissão, a fim de racionalizar o funcionamento da Central e garantir a prestação de contas.

Curiosamente, Verma é não é um caso isolado; a burocracia indiana é bastante notória para subir os níveis de absentismo. Muitos dos funcionários públicos do país são conhecidos por chegar tarde ao trabalho, ter almoços longos, ou passar várias horas jogando golfe. De fato, uma pesquisa de 2012 feita pela consultoria de risco político e econômico com sede em Hong Kong classificou a burocracia da Índia como a pior entre as principais nações asiáticas.
Leis trabalhistas da Índia, que o Banco Mundial classifica a mais rigorosas do mundo, tornou quase impossível para demitir funcionários por qualquer outra razão do que a má conduta criminal. Em agosto do ano passado, uma escola estadual em Madhya Pradesh demitiu um professor que não tinha aparecido para o trabalho em 23 anos. No entanto, uma vez que o caso de Verma foi tornado público, estados como Rajasthan e Madhya Pradesh mudaram recentemente a lei para torná-la mais fácil de demitir pessoas.
Agora que a ação rigorosa está sendo tomada contra esses funcionários, o medo de ser pego causou um aumento nos níveis de frequência entre os funcionários públicos, e os campos de golfe de Nova Delhi estão vazios nas últimas semanas!

