
Petapixel republicou um ótimo artigo sobre falsas fotos da natureza, escrito por um grupo de fotógrafos da natureza que estão denunciando os abusos de alguns dos seus colegas. Aqui é, reproduzido um trecho do artigo. Ele responde à pergunta se esta imagem de um sapo montando um besouro é real.
Acima: "Sapo cowboy faz seu pequeno rodeio montando um besouro que tenta voar" por Hendy Mp.
Fotos de um sapo que monta um besouro inundou a internet no mês passado. Parecia bonito e adorável? Reações à série das fotos foram divididas entre elogios e indignação com a autenticidade da foto e sua história. Então, essa cena realmente ocorre naturalmente? Nós não pensamos assim.
Na elaboração deste artigo, falamos com herpetologistas (aqueles que estudam anfíbios e répteis, incluindo sapos e lagartos), particularmente os especialistas em sapos para a sua opinião sobre esta foto. Estas são pessoas que passaram a maior parte de suas vidas estudando rãs, e não há melhor pessoas que entendem a anatomia e biologia das rãs.
1. Será que o sapo consegue pular sobre o besouro?
O fotógrafo indonésio Hendy Mp capturou esta rã ousada fazendo um passeio em um besouro e ainda preso a sua perna dianteira no estilo cowboy.
Este sapo (Rhacophorus) é noturno. De dia, não é ativo e não vai pular, muito menos em um besouro. Mesmo se colocado ao lado do besouro, ele permaneceria indiferente ao besouro a não ser que tenha sido provocado ou ferido. Nesse caso, ele deve saltar para longe, em vez de saltar para cima do besouro.
2. Pode a boca do sapo permanecer aberta em muitas fotos?

Sapos podem abrir a boca, mas somente quando eles estão comendo algo, isso é um sinal claro de aflição. O único momento em que o sapo mantém a boca aberta naturalmente é quando está incrivelmente angustiado (ex: Ao ser comido por uma cobra).
3. A posição das patas do sapo é natural?
Os dedos levantados estão em uma posição muito antinatural, isto não é possível no sapo. É como torcer os dedos de um ser humano para posições estranhas que são impossíveis sem força externa.
Há fortes evidências na postagem do próprio fotógrafo que os sapos eram animais cativos (ou seja, "animais de estimação"). Essas fotos não são publicadas aqui devido a razões de privacidade.
Uma das citações de um herpetólogo com que falamos:
Eu não suporto essas imagens. Para alguém muito familiarizado com sapos, é realmente triste ver o pobre sapo nesta situação. Eu não acredito que essas fotos são de uma situação que ocorre naturalmente. Para mim, elas foram altamente encenadas, e há evidências de que o sapo está aflito. Os sapos são tão incríveis sem serem utilizados como adereços.
[Sploid]

