Anaïs Bordier sempre soube que ela foi adotada. Sua certidão de nascimento diz que ela nasceu em Busan, Coreia do Sul, filha única de uma jovem solteira. Anaïs cresceu na França em um lar com pais amorosos. Em fevereiro de 2013 toda a sua vida iria mudar.
Agora com 25 anos, Anaïs foi estudar moda em Londres, quando ela viu um vídeo do YouTube com uma atriz de Los Angeles chamada Samantha Futerman. A semelhança era estranha. Não só elas pareciam quase idênticas, como tinham maneirismos e idiossincrasias semelhantes, a única diferença era o sotaque.
O vídeo do YouTube era um trailer e a atriz provavelmente teria um perfil no IMDB. Anaïs estava certa, e o perfil dizia que Samantha nasceu em 19 de novembro de 1987 na Coreia do Sul. A mesma data do nascimento de Anaïs.
Elas poderiam realmente ser gêmeas? Anaïs passou um longo tempo escrevendo mensagens para Samantha, dizendo-lhe para comparar os seus perfis e imagens do Facebook. Samantha respondeu rapidamente, enviando uma foto de sua certidão de nascimento que mostrava que elas nasceram na mesma clínica e no mesmo dia.
As duas rapidamente começaram a conversar on-line, compartilhar fotos e maravilhadas com o quão parecidas elas eram. A conexão foi instantânea e poderosa. Samantha percebeu imediatamente que a história era especial e começou a documentar todas as suas correspondências.
Samantha decidiu lançar uma campanha no Kickstarter para ver se alguém queria ouvir a sua história. O documentário chamado "Duas vidas", que estreou no SXSW Film Festival no início deste ano, segue as duas em suas viagens quando elas se encontram.
Para confirmar se elas eram de fato "idênticas", o Dr. Nancy Segal, especialista em estudos com gêmeos da Universidade Estadual da Califórnia, ofereceu-se para fazer um teste de DNA. Depois de esfregar suas bochechas juntas no Skype, elas enviaram os resultados ao Dr. Segal, que confirmou o resultado: Anaïs e Samantha eram gêmeas idênticas.
[Twisted Sifter]