de 2017


12/06/2010

Johann Petrusson - o Viking gigante

Johann K. Petursson nasceu em Dalvik (Islândia), em 09 de fevereiro de 1913. Ele era o terceiro filho de uma família de 9 crianças. Em 1924, ele tinha a impressionante altura de 2,31 metros (Algumas fontes falam em 2,46 metros, e a Wikipedia diz apenas 2,21 metros), pesava 135 kg e usava sapatos tamanho 56. Aqui está a foto dos sapatos tirada no museu:

Apesar da aparência e da força vulcânica, Petursson foi um verdadeiro cavalheiro, nunca usou qualquer linguagem chula e nunca foi rude com ninguém. Crianças adoravam brincar com ele, subindo em seus ombros. Mas os islandeses são difíceis de impressionar, por isso Johann em sua cidade natal não era mais do que um homem muito alto, sem perspectivas. Tinha até dificuldade de encontrar um emprego por causa de seu enorme tamanho.

Em 1934, Petursson foi para a Dinamarca, onde percebeu que poderia ganhar a vida, exibindo-se. Johanna, sua irmã fez algumas roupas elegantes, e o gigante foi em uma excursão pela Europa. Atuou no Music Hall, com dois "gnomos". Os anões tocavam acordeões em miniaturas e Petursson - qualquer instrumento de tamanho gigantesco. O público adorou. A turnê foi interrompida com o início da II Guerra Mundial. Tendo perdido seu emprego, Johann foi contratado como carregador no estaleiro. Ele sobreviveu à guerra em paz, carregando malas.

A guerra terminou, Petursson retomou o show, e foi levado para os irmãos Ringling, os proprietários de um rico circo americano. Um contrato foi assinado, e o Viking acabou no Novo Mundo.

Cartões postais e anéis eram vendidos como lembranças, com Johann e uma mulher de estatura mediana. A moça ficava de pé a poucos metros atrás do gigante, e assim, provocava as leis da perspectiva, e ela parecia bem menor do que realmente era.

O show de Petursson foi cancelado - o público não via nada de interessante sobre Petursson, ele era apenas um gigante regular. O novo empregador, o showman Glen Porter, decidiu transformar o islandês em um Viking real, com uma barba e capacete. Essa idéia foi bem recebida e trouxe lucro.

Tendo acumulado em cinco anos, mais de 50 mil dolares, o gigante Viking decidiu abrir seu próprio show chamado "Just About". Os anéis continuavam a vender.

Johann Petursson estrelou três filmes: em 1950 em "A mulher pré-histórica" com Jayne Mansfield, em 1980 - "Carney", com Jodie Foster e Gary Busey, em 1981 - no documentário "Para ser diferente", na companhia de um amigo, Melvin Robert, mais conhecido como "o homem de duas caras."

Normalmente, os gigantes não vivem tanto tempo. O viking gigante foi para a Flórida para morrer literalmente, porque a sua saúde piorou rapidamente. Logo depois ele teve que ir morar com seu irmão na Islândia, porque não podia cuidar mais de si mesmo. No dia 26 de novembro de 1984, o viking gigante morreu. Petursson tem objetos expostos no museu que está localizado não muito longe do seu túmulo.



Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário