O segredo do sucesso de Leonardo da Vinci e Pablo Picasso pode ter sido a dislexia, uma dificuldade de aprendizagem. Pesquisadores dizem que os disléxicos têm uma melhor compreensão do espaço. Os dois artistas famosos, sofriam de dislexia, a incapacidade de ver as palavras escritas corretamente.
Os cientistas, no entanto, acreditam que ela pode ser a diferença entre os rabiscos de desenhos e as obras de arte, de acordo com a revista Learning and Individual Differences. Pesquisadores da Universidade de Middlesex na Grã-Bretanha acham que isso explica a razão por trás de algumas das mais reconhecidas obras de arte do mundo, tais como a Mona Lisa.
Eles testaram a habilidade viso-espaciais, a capacidade de processar informações em 3D, de 41 pessoas entre homens e mulheres. A capacidade é essencial para o talento artístico. Metade dos participantes sofria de dislexia, por isso tiveram problemas de ortografia, leitura e escrita. Os pesquisadores descobriram que os homens disléxicos foram melhor que os outros homens em muitos dos testes, incluindo lembrar e reproduzir imagens. Eles também foram melhores em navegar por uma cidade virtual em 3D. Os pesquisadores sugerem que os disléxicos têm uma melhor compreensão do espaço.
Nicola Brunswick, que liderou a pesquisa, disse: "Isto pode ajudar os homens disléxicos a desenvolver os tipos de habilidades que eles precisam para ter sucesso no mundo artístico e criativo." [Dalimunthe]