de 2017


13/02/2012

Gêmeas idênticas diferentes


Sienna e Serra Bernal, 13 anos, de Houston, Texas (EUA) são gêmeas idênticas, apesar da grande diferença de tamanho. Sienna sofre de nanismo primordial e tem a metade da altura de sua irmã.


Sienna pesava pouco mais de um quilo e se encaixava perfeitamente na palma da mão da sua mãe, enquanto sua irmã Sierra nasceu com o tamanho quase normal - pelo menos para um bebê prematuro, nascidas no 6º mês de gestação.


Os médicos deram a Sienna uma chance de 10 por cento de sobrevivência e ela passou 108 dias em uma unidade de terapia intensiva neonatal - lutando contra um caso de pneumonia recorrente e sobrevivendo a uma cirurgia cardíaca.

Foi só após seis anos de visitas a endocrinologistas, neurologistas e, finalmente, a geneticistas, que Sienna e sua família souberam que ela era uma das cerca de 200 pessoas no mundo que têm nanismo primordial - uma condição genética rara.


Os ossos em suas orelhas são tão pequenos que ela tem que usar um aparelho auditivo e precisa fazer uma cirurgia na coluna vertebral. Mesmo assim é improvável que Sienna cresça mais.

"Na maioria das vezes eu não me importo, eu sou diferente mesmo, isso me faz sentir especial. Sierra cuida de mim” disse Sienna. “As vezes ela é chata, como qualquer irmão, mas sempre vou protegê-la” completou Sierra.

Chrissy, mãe das gêmeas, disse que soube que esperava gêmeos perto do parto, porque Sienna era muito pequena para ser detectada nos exames. “Foi terrível, ela parecia uma alienígena, tinha uma cabeça enorme e sua pele era transparente. Ela cabia na palma da mão e usava fraldas que eram menores do que um iPod. Tivemos que comprar roupas de bonecas pra ela. A minha aliança cabia no braço dela. Apesar de tudo, sinto orgulho das minhas filhas” disse a mãe.





[The Sun / Fotos: Barcroft Media - ABC News]

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário