de 2017


30/03/2012

Indiano se banha com leite fervente em ritual religioso

A Índia é país com uma cultura antiga, com práticas que remontam milhares de anos. É difícil traçar as origens de qualquer ritual particular, muito menos lembrar o significado por trás delas. Sem explicação lógica disponíveis, várias práticas indianas parecem supersticiosas e às vezes até um pouco tola. No entanto, isso não impede o povo da Índia de participar de celebrações religiosas e culturais com gosto.

Um exemplo é o festival das nove noites, Navaratri (Nava = 9, Ratri = Noite), celebrado todos os anos no mês de outubro. Dedicado a diferentes versões da Deusa, todos os 9 dias são preenchidos com festas, boa comida, música, dança e cerimônias religiosas em todo o país. Agora, o que esse homem faz é certamente incomum, mesmo para os padrões indianos. Todos os anos, durante o Navaratri, ele toma banho com potes de leite fervendo. E ele sai da experiência, ileso.


A cidade sagrada de Varanasi é a casa de um homem de 80 anos de idade com uma pele de ferro. O famoso templo Durga de Varanasi, onde ele é um sacerdote, define o cenário para o seu ritual anual. No primeiro dia de Navaratri, todos os moradores se reunem no templo para vê-lo realizar o inacreditável. Nove panelas de barro são decoradas especialmente para a ocasião, cheias de leite, e colocadas em fornos de pedra primitivos. Uma vez que o leite ferve, o sacerdote derrama um pote após o outro sobre sua cabeça e por todo o corpo. A facilidade com que ele exerce a atividade torna ainda mais incrível. No final, não há uma cicatriz em sua pele.


Embora não exista quase nenhuma explicação médica sobre a forma como ele escapa sem queimaduras, as pessoas de Varanasi acreditam que ele seja uma bênção e um milagre realizado pela Deusa Durga. Porque ele não apenas se banha com o leite fervente, mais tarde ele faz oferendas de Puris (um pão frito) para a Divindade, retirando-os do óleo quente com as próprias mãos. Novamente, ele sai ileso. "É a bênção da deusa que não me deixa queimar. As pessoas podem chamar de superstição, mas quando a Deusa desafia a minha fé, eu tenho que responder", diz o velho sacerdote. Ele pode estar certo, afinal, eles dizem que a fé pode mover montanhas.


[via Yahoo India]

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário