
Nós todos já ouvimos a história de Rudolph, a rena que salvou o Natal por causa de seu nariz vermelho brilhante. Mas, enquanto um nariz que brilha como um farol em meio à neblina pode ser o material da fantasia, Rudolph está longe de ser a única rena de nariz vermelho.
Claro, a história foi enraizada no mito. Mas, na verdade, mais do que imaginamos. Algumas renas, as espécies de cervos cientificamente conhecidos como Rangifer tarandus, nativos das regiões do Ártico no Alasca, Canadá, Groenlândia, Rússia e Escandinávia, tem o nariz colorido com uma tonalidade vermelha distintiva.Agora, apenas a tempo para o Natal, um grupo de pesquisadores da Holanda e Noruega têm sistematicamente olhado para a razão para esta coloração incomum pela primeira vez. O estudo, publicado ontem na revista médica BMJ on-line, indica que a cor é devido a um conjunto extremamente denso de vasos sanguíneos, localizados no nariz, a fim de fornecer sangue e regular a temperatura do corpo em ambientes extremos.
Como eles determinaram isso? O estudo envolveu imagem infravermelha, comparando renas e narizes humanos! Quem disse que a ciência não é divertida?
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI