de 2017


08/02/2013

Governo francês anuncia plano para tentar "educar" os lobos a não comer as ovelhas



É possível ensinar um lobo a não comer uma ovelha?

A idéia está sendo lançada na França, onde o retorno dos lobos tem deixado agricultores e ambientalistas em pé de guerra.

Sob a proposta do "Plano Nacional de lobos", o governo diz que vai realizar experimentos para "educar" o carnívoro canino, que está se espalhando sorrateiramente em áreas remotas.

Tenha certeza, que esta proposta não implica em palestras para os lobos sobre a fofura das ovelhas ou tentar convertê-los ao vegetarianismo.

Em vez disso, ela implica na captura de lobos individuais que são conhecidos por atacar um rebanho e, em seguida, marcar estes predadores incômodos antes de deixá-los ir.

A teoria é que o animal vai ficar tão traumatizado com a experiência que ele vai deixar de atacar as ovelhas, e em vez disso, irá caçar veados, javalis, coelhos e outros animais selvagens.

Mas se o lobo continuar a ser um problema, a identificação do mesmo torna-se mais fácil.

"Onze dos parques regionais da França já disseram que estão dispostos a participar das experiências", disse o ministro da Ecologia Delphine Batho.

Uma vez abundantes, o lobo oficialmente desapareceu na França, em 1930, dizimado por agricultores e caçadores.

Mais de meio século depois, os lobos começaram a voltar, cruzando a fronteira da Itália. Em 1992, as suspeitas do retorno foram confirmadas quando vários lobos foram vistos no parque Mercantour no sudeste do país.


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário