
Segundo os pesquisadores liderado pelo Dr. David Kareken da Universidade de Indiana (EUA), a cerveja libera dopamina - o neurotransmissor do prazer - no cérebro.
No estudo, os pesquisadores deram a 49 voluntários do sexo masculino uma pequena amostra (15 mililitros) de sua cerveja favorita ao longo de 15 minutos - o suficiente para provar a cerveja, mas não o suficiente para causar uma mudança no nível de álcool no sangue ou intoxicação. Outros voluntários receberam uma bebida esportiva ou água, para comparação.
Para estudar o efeito do gosto de cerveja sobre os receptores de dopamina, os pesquisadores mapearam os cérebros dos voluntários usando tomografia por emissão de pósitrons, que utiliza a radiação emitida por uma substância radioativa para produzir uma imagem em 3D do cérebro.
Os exames revelaram maiores aumentos em dopamina nos homens que tomaram cerveja em comparação com a degustação de bebida esportiva ou água - o que sugere que o gosto do álcool é suficiente para desencadear uma resposta de prazer no cérebro.
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: CLIQUE AQUI