de 2017


22/07/2015

Aldeia do rim - A vila nepalesa onde quase todos já venderam um de seus rins



Acredite ou não, os moradores de Hokse, Nepal, são tão pobres que eles são forçados a vender seus próprios órgãos, a fim de receber dinheiro para as despesas. A prática é tão comum lá que o local foi apelidado de "Aldeia do rim".

Corretores de órgãos visitam regularmente a vila e seus arredores e convencem os moradores com problemas financeiros a vender um de seus rins saudáveis. Estes agentes são notórios por enganar inocentes aldeões para viajar para o sul da Índia onde são realizadas as operações. Eles dizem aos moradores pobres que os seres humanos precisam apenas de um rim para a sobrevivência ou que o órgão, uma vez removido, vai crescer novamente. Esse truque foi usado para enganar Gita, uma mãe de quatro filhos que vendeu seu rim por 6.500 reais.

"Por 10 anos as pessoas vieram para a nossa aldeia tentando nos convencer a vender os nossos rins, mas eu sempre disse que não", disse Gita. Mas, como sua família cresceu, seu desejo de dar-lhes uma casa ficou mais forte. "Eu sempre quis minha própria casa e um pedaço de terra, e com mais filhos, eu realmente precisava disso". Então, ela viajou com sua irmã e um corretor de órgãos, para a Índia, e foi submetida a operação.


O procedimento levou apenas meia hora para ser concluído, mas ela permaneceu no hospital por três semanas. "Quando acordei depois da operação eu me senti como se nada tivesse acontecido e fiquei surpresa que a operação já tinha terminado", disse ela. "Eu recebi meu dinheiro e fui para a minha aldeia para comprar minha própria casa e alguma terra".

Infelizmente, a casa de Gita - a que ela pagou com seu rim - foi destruída em um terremoto que abalou o Nepal. O desastre deixou os moradores sem teto, forçando-os a voltar-se para o álcool para afogar suas mágoas. E, dadas as circunstâncias, o comércio de órgãos floresceu, transformando o país em um "banco de rim". Embora ilegal, há uma estimativa de 10 mil operações no mercado negro com até 7.000 rins vendidos a cada ano.


Nem todos os traficantes de órgãos aguardam o consentimento dos moradores. Às vezes, as vítimas são raptadas e forçadas a submeter-se a operações. Ou, eles são enganados em acreditar que eles precisam de algum outro tipo de operação, e o rim é removido sem o seu conhecimento. Algumas vítimas são até mesmo assassinadas. Os órgãos colhidos são vendidos para os destinatários ricos por até seis vezes o montante que o doador recebe.


https://plus.google.com/u/0/118221766791513085928/postshttps://www.facebook.com/diarioinsano.oficial

Blog Widget by LinkWithin

Comentários:

Postar um comentário